Instituto Ronald McDonald inaugura 9º Espaço da família no Brasil

A unidade foi aberta na segunda, 18/12, em Florianópolis, Santa Catarina, e fortalece a rede de apoio às famílias em tratamento contra o câncer infantojuvenil.

Em mais um passo significativo em sua missão de promover o bem-estar de crianças e adolescentes em tratamento contra o câncer, o Instituto Ronald McDonald celebra a inauguração do 9º Espaço da Família, em parceria com a Associação dos Voluntários de Apoio e Assistência à Criança e ao Adolescente (AVOS) e o Hospital Infantil Joana de Gusmão (HIJG). Este novo espaço não é apenas uma extensão física, mas uma promessa de apoio, conforto e esperança para as famílias que enfrentam a difícil jornada da doença.

“É com grande felicidade que celebramos mais um Espaço da Família, um ambiente que vai além de suas paredes físicas, pois representa um compromisso coletivo de oferecer suporte e esperança para famílias que enfrentam a difícil jornada do câncer infantojuvenil”, compartilha Bianca Provedel, CEO do Instituto Ronald McDonald que continua: “Cada novo espaço é uma realização que fortalece nosso compromisso em oferecer suporte integral, não apenas aos pacientes, mas a todos os que os cercam.”

Localizado no Hospital Infantil Joana de Gusmão, o novo Espaço da Família foi inaugurado na segunda, 18/12 e vai operar de segunda a sexta-feira, das 07h às 17h, oferecendo um refúgio acolhedor para pacientes em tratamento ambulatorial e seus responsáveis, bem como para pacientes internados e seus acompanhantes, durante os intervalos de tratamento. O acesso ao Espaço é meticulosamente controlado por funcionários e voluntários, assegurando que as normas estabelecidas em parceria com a AVOS e o HIJG sejam seguidas.

Para Zélia Maria Silva Rocha, presidente da AVOS, o novo espaço traz vida e esperança para os pacientes. “É com imenso orgulho que inauguramos o Espaço da Família Ronald McDonald, um presente destinado às famílias no momento em que mais necessitam. Celebramos a duradoura parceria entre a AVOS e o Instituto Ronald McDonald.”

O projeto visa proporcionar uma experiência menos desgastante e mais humanizada dentro dos hospitais, contribuindo com a adesão ao tratamento do câncer. Com brinquedoteca, salas de atividades infantil e juvenil, cineminha, área de alimentação com copa, sanitários, fraldário e guarda volumes, o ambiente, muitas vezes, transforma a experiência de crianças, adolescentes e seus familiares.

“O Hospital Infantil Joana de Gusmão destaca-se como referência no atendimento às crianças catarinenses. O Espaço da Família Ronald McDonald surge como um adicional de qualidade no tratamento dos pacientes com câncer, representando a harmoniosa união entre solidariedade e ciência. Essa combinação contribui significativamente para transformar a vida dos nossos pequenos pacientes”, ressalta doutor Levy Rau, Diretor Geral do Hospital Infantil joana de Gusmão.

Compromisso com o futuro do Brasil

Ciente da missão do Instituto em levar esperança e promover a cura e o bem-estar no antes, durante e pós tratamento contra o câncer, Bianca Provedel carrega otimismo para o futuro. “Estamos comprometidos em expandir essa iniciativa em 2024, inaugurando novos espaços em diferentes localidades do Brasil. Queremos alcançar ainda mais famílias, oferecendo um porto seguro durante um período desafiador.”

Sobre o Instituto Ronald McDonald

Organização sem fins lucrativos, o Instituto Ronald McDonald (IRM) há mais de 24 anos atua para promover saúde e bem-estar de crianças, adolescentes e suas famílias e contribui para aumentar as chances de cura do câncer infantojuvenil no Brasil. Estruturação de hospitais especializados, hospedagem para famílias que residem longe dos hospitais, capacitação de estudantes e profissionais de saúde, incentivar a adesão a protocolos clínicos e promover disseminação de conhecimento sobre a causa, são algumas das frentes da organização. Saiba mais sobre os programas e as instituições beneficiadas, acessando www.instituto-ronald.org.br.