Macister Justino

Aos 17 anos, com um caderno de desenhos e lápis de cor nas mãos, Macister Junior Justino chegou na Casa Ronald McDonald Campinas, umas das sete unidades do Programa Casa Ronald McDonald em operação no Brasil. O jovem foi diagnosticado com Linfoma de Hodgkin – um câncer no sistema linfático – e encontrou na arte uma maneira de transbordar seus sentimentos, enquanto passava pelo tratamento oncológico.

Admirados pelo traço e as cores que o jovem empenhava sobre o papel, os voluntários da casa conseguiram arrecadar materiais para incentivá-lo com sua arte.
“O desenho contribuiu diretamente para que eu superasse essa fase da minha vida”, lembra o ex-hóspede, hoje com 31 anos.

No primeiro Natal de Macister na instituição, seus desenhos foram escolhidos para estampar os cartões de fim de ano e neste momento, começou a esperança de iniciar uma carreira na área do desenho. A Casa Ronald McDonald Campinas ajudou a participação de Justino em aulas de desenho, onde aprendeu técnicas novas.

Hoje, curado, Macister vive do que mais gosta de fazer e do que aprendeu com a ajuda da instituição: a sua arte.

“Não foi fácil encarar quando soube da notícia, mas com a graça de Deus e o forte apoio que a minha família e o Instituto Ronald McDonald, por meio da Casa Ronald McDonald, me deram, pude superar tudo”, destaca o artista.

Atualmente, Justino participa ativamente da instituição e colaborou, em abril de 2019, com a inauguração da nova brinquedoteca, ilustrando a parede de lousa. Ele foi convidado para estampar uma das paredes do Hospital de Barretos, no interior de São Paulo.